fbpx

Blog

Confira dicas e novidades da Ferros Scharlau

Conheça as Diferentes Aplicações do Policarbonato

estrutura-cobertura-policarbonato-ferros-scharlau-blog

Hoje em dia as chapas de policarbonato estão substituindo outros materiais tradicionais, como vidro, acrílico e plástico, devido às características surpreendentes que possui. Os recursos mais desejáveis ​​ incluem peso leve, durabilidade, alta resistência ao impacto, proteção UV, entre outros. Essas características exclusivas ajudam os policarbonatos a serem usados ​​em uma variedade de aplicações como construção, agricultura, elétrica, automotiva e muito mais.

No entanto, diferentes aplicações requerem diferentes tipos de policarbonatos. Por exemplo, em aplicações onde a resistência é necessária, são utilizadas chapas compactas de policarbonato, onde precisa de isolamento térmico, são usadas chapas de múltiplas paredes, e onde o objetivo principal é apenas a decoração, é utilizado o ​​policarbonato alveolar. 

Abaixo estão algumas das aplicações do policarbonato:

  • Aplicações agrícolas

As propriedades de transparência combinadas com a resistência aos raios ultravioleta tornam o policarbonato uma das opções preferidas para a construção de estufas e viveiros. A camada de proteção UV em um lado da chapa de policarbonato, permite a entrada máxima de luz solar, ao mesmo tempo que mantém longe as radiações nocivas do sol, protegendo assim as plantas internas, ao mesmo tempo que permite que elas cresçam bem. Geralmente, os policarbonatos de parede única são evitados para tais aplicações, pois são mais baixos na difusão da luz e na capacidade de manutenção do calor. É por isso que as pessoas preferem que as estufas e viveiros sejam construídos com policarbonatos multifacetados. Policarbonatos de parede dupla fornecem boa resistência, difusão de luz e proteção; e os policarbonatos triplos ou multiparede proporcionam resultados ainda melhores.

Estufa de policarbonato
  • Aplicações na segurança

Devido à combinação de resistência e leveza, o policarbonato é altamente utilizado para atender às necessidades da polícia e das forças de segurança. Eles são usados ​​para escudos de choque, viseiras de proteção, janelas de prisão e muito mais. No entanto, uma desvantagem aqui é que o uso e abuso desses objetos de segurança podem danificar este equipamento, tornando-os inúteis. É por isso que as chapas agora vêm com um revestimento adicional para torná-las resistentes a riscos, o que permite que o equipamento suporte o uso constante, proporcionando assim uma vida mais longa.

Máscara de proteção de policarbonato
  • Aplicações elétricas e eletrônicas

As qualidades leves e de alto impacto dos policarbonatos os tornam a escolha ideal para muitos acessórios elétricos e dispositivos de hardware, como computadores, telefones celulares, CDs, DVDs, seções de LCD, conectores e peças de sensores. Os policarbonatos são um dos materiais mais seguros e duráveis, por isso são altamente preferidos na indústria eletrônica.

CD/DVD de policarbonato
  • Aplicações automotivas e indústria

A propriedade de leveza dos policarbonatos permite uma melhor aerodinâmica, que é um dos aspectos mais importantes da indústria automobilística. Quando essa propriedade é combinada com flexibilidade, segurança dimensional, resistência ao calor e baixa ingestão de umidade, as placas de policarbonato tornam-se a escolha ideal para serem utilizadas na no mercado dos automóveis. Ideais para um design otimizado, eles são usados ​​para construir seções transparentes de um carro, engates dianteiros, maçanetas de entrada, grades do radiador e lentes internas. Eles são a escolha perfeita para aprimorar a aparência dos automóveis para um visual elegante e eficaz.

Componentes de carros de policarbonato

Ferros Scharlau e o Policarbonato

Nós da Ferros Scharlau trabalhamos com essa matéria prima na forma de chapas alveolares, perfis de emenda e acessórios. Temos uma linha de policarbonato completa para a reforma da sua casa, ou construção de um ambiente, como você viu acima, o policarbonato tem uma grande variedade de aplicações e nós podemos te ajudar na hora de fazer a escolha pelo material certo.

Para um resultado ideal, o policarbonato depende muito da forma de instalação e dos acabamentos realizados. Por conta disso, procure mão de obra especializada. A má instalação pode resultar em manchas e danos no produto, decorrentes da entrada de água, sujeiras e mofos entre os alvéolos.


Cores e Tamanhos:

  • Comprimento: 6,0 m
  • Espessura: 4,0 mm | 6,0 mm | 10 mm
  • Largura: 2,10 m | 1,05 m

Dicas de Instalação:

1º Passo:

  • Calcular a quantidade de material a ser utilizada na cobertura.
  • Cortar e preparar chapas e acessórios.
  • O corte pode ser feito com estilete, com uma faca adaptada ou ainda com ferramentas de corte comum.

2º Passo:

  • Vedar os alvéolos com fita porosa na parte inferior e impermeável na parte superior.
  • Além das fitas de vedação, é importante aplicar também o perfil “U” em alumínio, a fim de proteger a fita das ações do tempo e evitar a contaminação dos alvéolos.

3º Passo:

  • Posicionar as chapas na estrutura, tomando cuidado para que o sentido dos alvéolos seja o mesmo do caimento e que o lado UV esteja voltado para cima.
  • Aplicação dos perfis “U” em alumínio nas chapas, garantindo vedação nos alvéolos.

4º Passo:

  • Fixação das chapas de policarbonato utilizando os perfis de alumínio com parafusos auto perfurantes a cada 30 cm. É recomendado transpassar o perfil de fixação sobre o perfil “U” em alguns milímetros, auxiliando o travamento dele nas chapas.

5º Passo:

  • Retirada do filme de proteção. O filme deve ser retirado sempre após o término da montagem, garantindo a integridade das chapas durante a obra.
  • Nunca deixe o filme exposto ao sol por mais de uma semana, pois o mesmo pode fundir-se à chapa e impossibilitar sua remoção.

6º Passo:

  • Lavagem para retirar carga estática da chapa.
  • As chapas de policarbonato acumulam muita energia estática, por isso, é comum ocorrer pequenos choques no manuseio da chapa. Essa carga estática atrai toda a poeira em torno da cobertura, deixando a suja no primeiro dia.
  • Recomenda-se a limpeza periódica a cada quatro meses, a fim de mantes as características do produto por mais tempo possível.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

Solicitar Orçamento