fbpx

Blog

Confira dicas e novidades da Ferros Scharlau

Instalação de Telhas Metálicas Galvalume

estruturas-metalicas-perfil-ferros-shcarlau-300x225

Com o objetivo de auxiliar nossos clientes na instalação das telhas, estamos elaborando um tutorial em formato de artigo e vídeo. Portanto isto levará algum tempo. Mas para ajudá-los até que tudo isto fique pronto, segue abaixo um link de um artigo sobre a instalação de telhas metálicas, publicado no WikiHow.

Ele possui algumas limitações por ter sido traduzido do inglês e ter sido feito em cima do sistema construtivo americano, porém ajuda nas principais duvidas.


Importante:

 

    • Utilize sempre EPI´s (Equipamento de proteção individual) – Luvas, capacete, sapato com biqueira de aço e calça;

    • Conte sempre com ajuda de um profissional especializado e com experiência;

    • Segurança me primeiro lugar! Trabalho em altura é perigoso e exige cuidados;

    • Limpe bem o telhado após a instalação para evitar oxidação/ferrugem

Artigo WikiHow – Adaptado

Preparando seu Telhado

1. Meça a área. 

Antes de começar a renovar seu telhado, você terá que tirar uma medida correta e encomendar seus materiais. Sempre tente medir a partir do chão primeiro para manter-se seguro. Se você tiver que subir no telhado para medir o espaço, certifique-se de tomar cuidado.

 

    • Encontre a inclinação do telhado. A inclinação é dada por altura sobre comprimento, ou seja a distância vertical sobre a distância horizontal. Essa medida geralmente será um número sobre 30, algo como 10/30 ou 20/30. Converta isso para o equivalente em graus e para um número decimal.

    • Use o fator inclinação para determinar a área do telhado. Meça a área (comprimento x largura) no chão e depois multiplique esse valor pela inclinação (na forma decimal). Isso significa que a fórmula do fator inclinação é: comprimento x largura x inclinação. Isso te dará o número de metros quadrado que precisam ser cobertos.

    • Por exemplo, se seu telhado mede 3 m X 3 m e a inclinação é de 30/30 (45 graus, convertido para 1,414 na forma decimal) você deve multiplicar 3 x 3 x 1,414 para obter o total de 12,72 metros quadrados.

    • Calcule os metros quadrados para todas as águas do telhado e some os totais para encontrar quanto de telha metálica você precisa encomendar.

    • Acrescente um mínimo de 10% de erro (telhado extra).

2. Consiga os materiais. 

Você terá que, preferencialmente, encomendar as telhas de metal na quantidade e cor específicas para sua casa. Você também precisará de uma lata de lixo grande, uma serra tico-tico ou cortador de metal elétrico, uma furadeira e brocas de furadeira diversas, pregos de telha de 1¼ polegadas, parafusos de telha de metal e auto brocantes, parafusos de madeira auto selantes.

3. Prepare o local de trabalho. 

Para fazer a instalação o mais fácil possível, é importante ter uma área de trabalho bem organizada. Você precisará de uma lata grande para lixo (telhas velhas e sujeira), um lugar para ferramentas e seu andaime ou escada montados.

 

    • Se você estiver usando ferramentas elétricas, certifique-se de que nenhum dos cabos está no caminho.

    • Coloque o material em uma área de acesso rápido, protegido do tempo. As telhas são a prova d’água, mas podem manchar se deixadas abertas a umidade.

4. Remova a telha antiga. 

Embora você possa instalar telha de metal corrugado sobre telhas comuns, para a melhor firmeza é recomendado que todos o telhado antigo seja removido. Trabalhe de forma lenta e regular, não tente retirar ou carregar muitas telhas antigas de uma vez.

 

    • Comece pelo ponto mais alto e distante e retire todas as telhas antigas, chaminés, ventilação e rufos. Você deve recolocá-lo com o novo telhado.

    • Se você se deparar com algum prego grande saindo, remova-o e jogue na lixeira ou martele-o fundo para que assim não seja um perigo para ninguém trabalhando.

    • Se você precisa reposicionar suas calhas, faça isso agora.

    • Sempre remova o telhado antigo em um dia (ou série de dias) em que o tempo seja previsto para ser seco e ensolarado, já que você não vai querer chuva ou umidade se espalhando na sua construção.

5. Repare qualquer estrago. 

Com os materiais antigos removidos, os caibros da estrutura do telhado ou as madeiras de revestimento serão expostos. Se houver qualquer estrago no revestimento (a madeira abaixo das telhas), isolamento térmico ou ventilação, conserte agora.

Instalando Seu Telhado

 1. Instale os rufos. 

Os rufos são placas de metal usadas para cobrir o perímetro do telhado. Use pregos de 1¼ de polegada para prender o rufo no telhado. Ele deve sobrepassar a beirada da calha (se houver uma).

2. Acrescente as telhas de metal. 

Sempre comece a trabalhar do ponto mais alto para o ponto mais baixo do telhado. Pegue a primeira telha de metal e coloque-a no telhado de tal forma que ela sobrepasse a beirada por pelo menos 2 cm. Esse painel deve estar perpendicularmente alinhado (enquadrado) à beirada.

 

    • Use parafusos com arruela de neoprene para prender o metal no revestimento. Posicione os parafusos cerca de 30 cm distante um dos outros por toda a telha de metal.

    • Certifique-se de que os parafusos estejam igualmente alinhados, de forma que você seja capaz de ver, a partir do chão, se há parafusos expostos das placas de metal.

    • Para parafusos expostos, evite apertá-los excessivamente. Cada parafuso tem uma arruela de borracha durável que sela o telhado contra o tempo. Aperte o parafuso somente o bastante para selar o local. Se você apertar demais e a arruela ficar deslocada, remova o parafuso e substitua-o.

    • Continue instalando as telhas de metal, certificando-se de que as beiradas sobrepassem por pelo menos 2,5 cm, ou como necessário, sobre a telha adjacente. Faça isso até que o telhado inteira seja coberto. Se você sentir necessidade de usar selante, coloque um pouco de silicone 100% ou adesivo de silicone antes de encaixar a telha de metal e certifique-se de que a camada de silicone está perto da beirada da telha de baixo. Isso permitirá que o silicone se esprema em direção às beiradas tornando-a mais fortemente selada.

3. Acrescente a cumeira. 

Essa é a placa de metal similar ao rufo, exceto que esse é colocado sobre as junções de telhas onde seções diferentes se encontram. Elas podem ser usadas em vales (pontos onde duas seções de menos de 140 graus se encontram) e como cobeturas no topo de duas águas que se encontram. Certifique-se de cortar esse metal no ângulo correto antes de instalá-lo.

 

    • As cumeiras podem ser dobradas em forma de ‘V’ para encaixar sobre o topo de uma seção (água) de uma telha, se necessário.

    • Dependendo de quão larga a cumeira que você está usando for, você tanto pode usar uma ou duas carreiras de parafusos.

4. Finalize seu telhado. 

Certifique-se de que você tenha coberto completamente todo o telhado com as telhas de metal, que todas as beiradas estejam lisas e arrematadas e que não haja telhas soltas. Recolha as telhas, pregos e parafusos que sobraram e aproveite seu novo telhado! 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Veja também

Solicitar Orçamento